Acção Formativa: Senhoras frequentam curso de arbitragem

Desporto

Um curso para árbitras de futebol no país, denominado “MA Angola Woman 2022”, inicia, hoje, às 15h00, com a participação de 29 aspirantes para o quadro de acesso, primeira provincial e categoria nacional, com a abertura oficial no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola pelo coordenador da acção formativa, antigo árbitro assistente da FIFA e membro da Federação Angolana de Futebol (FAF), Inácio Cândido, salientando que as aptas serão promovidas para as categorias imediatas.

A acção formativa encerra neste domingo, às 11h00, no mesmo recinto desportivo, após a realização de testes físicos e escritos. Antes, às 6h30, as árbitras serão submetidas aos testes físicos no Estádio dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, com os instrutores da Federação Angolana de Futebol (FAF), José Soyamba, Leopoldo Mavunza e Dongala Kufica.

No período da tarde, as árbitras vão trabalhar com os instrutores técnicos nacionais Idoluviz Dias, Cardoso Costa e António Caxala, mais o prelector FIFA, Ali Mohamed. O sudanês desembarcou, ontem, ao princípio da tarde no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Para este curso estão inscritas árbitras do quadro de acesso, categorias provinciais e nacional da Lunda-Sul com uma aspirante, Uíge (3), Cuanza-Norte (1), Bengo (2), Luanda (5), Cuanza-Sul (3), Namibe (1), Benguela (3), Huíla (3), Cabinda (2), Huambo (1), Moxico (2) e Cuando Cubango (2).

Lídia Cabinda Feliciana, de Benguela, e Aida Salomo Mutondo (Moxico), ambas com 17 anos, são as mais novas entre as 29 requerentes. Andália Geremias, do Namibe, árbitra assistente do quadro da FIFA é a mais experientes das restantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *