BRÓCOLIS

Alimentação

brócolis (Brassica oleracea var. italica) pertence à família Brassicaceae (Cruciferaceae). Originária do Mediterrâneo, essa hortaliça foi introduzida na Europa no século XVIII. Também fazem parte dessa família a couve-flor, a couve-de-folhas, o repolho, além de algumas espécies distintas, como o rabanete, o nabo, a mostarda, entre outras.

→ Tipos de brócolis

Podemos encontrar dois tipos de brócolis:

  • Brócolis tipo “cabeça”: apresenta uma inflorescência central, compacta, de cor verde-escura e granulação fina. Esse tipo de brócolis pode apresentar botões com coloração superior arroxeada.
  • Brócolis tipo “ramoso”: apresenta inflorescências laterais, também de coloração verde-escura. Os botões desse tipo de brócolis podem ser indicativos da qualidade do produto para o consumo. Os botões fechados indicam que estão bons para o consumo, e os botões abertos e com coloração amarela ou branca indicam que sua qualidade não é a mais ideal.

Importância nutricional e benefícios do brócolis

brócolis é uma hortaliça cujo consumo tem sido crescente. Isso se deve ao fato de não só o brócolis, mas as brássicas em geral, apresentarem alto teor nutritivo. Esses vegetais são ricos em diversos nutrientes, como vitaminas – como A, C e K – e sais minerais – como o selênio.

Os brócolis apresentam diversos benefícios para o organismo, pois, além dos nutrientes citados anteriormente, são também ricos em fibras e apresentam propriedades antivirais e anticancerígenas. Acredita-se que as suas propriedades anticancerígenas estejam ligadas à presença de glicosinatos.

→ Importância econômica das brássicas

Como dito anteriormente, o consumo de brócolis apresentou um significativo aumento nos últimos anos, em virtude de valor nutritivo e do consumo em diversos tipos de culinária. Embora tenha aumentado, esse consumo no Brasil ainda não é tão alto como em outros países.

O brócolis tem diversas vantagens comerciais. É uma planta anual, embora a sua produtividade seja maior em climas mais amenos, além de apresentar também um melhor aspecto. A planta inteira é comercializada, pois seu consumo ocorre praticamente por completo. As partes mais consumidas são os pedúnculos e botões, no entanto, seu talo e folhas também podem ser consumidos.

→ Brócolis de inverno e de verão

Embora a maior produtividade ocorra em climas amenos, existem cultivares (espécies melhoradas pelo homem) adaptados a localidades de climas mais quentes, são os chamados brócolis de verão. Já os brócolis de inverno apresentam sua produtividade prejudicada em regiões onde a temperatura é mais elevada. No entanto, actualmente, existem os cultivares híbridos, que podem ser cultivados em diversas localidades. Entretanto, recomenda-se evitar a colheita sob temperaturas muito elevadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *