CIMEIRA DO G-77

Politica

Presidente João Lourenço aceita convite para participar no evento

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aceitou o convite do Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, para participar na próxima cimeira do Grupo-77, em Havana, Cuba, nos dias 15 e 16 de Setembro do corrente ano.

O convite foi anunciado à imprensa pelo estadista cubano, esta segunda-feira, 21 de Agosto, depois da assinatura de acordos de cooperação entre Angola e Cuba nos sectores da Saúde, do Turismo e do Comércio, no Palácio Presidencial, em Luanda.

Na ocasião, o Presidente Díaz-Canel destacou a importância de cooperação entre os dois países e ressaltou a relevância que Cuba atribui ao período em que assume a presidência rotativa do G-77, com objectivo de intensificar o trabalho conjunto do grupo na abordagem dos desafios enfrentados pelos Estados-membros.

“Acreditamos que a presença do Presidente Lourenço nessa cimeira será de grande contribuição, especialmente a partir da perspectiva dos países do Sul e de Angola, em particular”, afirmou,

Por seu turno, o Presidente João Lourenço confirmou a sua participação na cimeira, e considerou ser uma oportunidade para renovar os votos de amizade e aprofundar a cooperação entre os povos.

O G-77+China é uma organização de países em desenvolvimento membros das Nações Unidas, com mais de 130 integrantes, criado em 1964, com o objectivo de promover os interesses económicos e políticos desses Estados.

O grupo é ainda uma plataforma de colaboração e negociação para questões globais, com ênfase no desenvolvimento sustentável, comércio e finanças. A China é um membro activo e influente do grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *