Discurso na íntegra de João Lourenço no Encerramento do Fórum Angola-Brasil

Politica

Discurso do Presidente da República, João Lourenço, na íntegra, na Sessão de Encerramento do Fórum Empresarial Angola/Brasil.

-Excelência Senhor Luíz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil;
-Excelentíssimos Senhores Ministros;
-Ilustres Empresários,
-Distintos Convidados;
-Minhas Senhoras, Meus Senhores

 
É com grande satisfação que me dirijo a todos os participantes a este evento, que realça e celebra a importância da cooperação económica no fortalecimento das relações de amizade e de parceria entre os nossos dois países.
 
Angola e o Brasil partilham um legado histórico e cultural de raízes profundas que se consolidam no tempo.
 
O Brasil tem sido uma das presenças mais visíveis no apoio ao desenvolvimento económico de Angola, estando a sua tecnologia e conhecimento patentes em obras emblemáticas de infra-estruturas públicas, no aumento da produção e oferta de bens alimentares, na prestação de serviços de saúde e, não menos importante, na capacitação técnico-profissional dos nossos jovens, para citar apenas algumas das áreas.
 
 
Em cerca de cinco anos, mesmo com a pandemia da COVID-19 pelo meio, Angola tem vindo a criar um melhor ambiente de negócios que atrai os investidores privados.
 
Contamos com o investimento privado directo brasileiro na economia angolana, para transformar o potencial económico de Angola em riqueza real, criar emprego e prosperidade, pelo que reiteramos o convite aos empresários brasileiros a investirem em Angola de modo destemido.
 
Temos particular interesse em ver investidores brasileiros a investir no agro-negócio, na indústria de curtumes, na indústria automóvel, no fabrico de tractores e alfaias, nos adubos e fertilizantes, na produção de painéis solares, na indústria farmacêutica de produção de medicamentos e vacinas, nas indústrias de transformação da madeira, no turismo, na imobiliária e em todos os outros ramos do seu próprio interesse.
 
Com a operacionalização do Corredor do Lobito, ao investirem em Angola passarão também a  ter acesso ao grande mercado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que tem um PIB de mais de 720 mil milhões de dólares americanos e, aproximadamente, 340 milhões de consumidores.
 
Encorajamos igualmente os empresários angolanos a aproveitarem as oportunidades de negócios que o Brasil oferece em praticamente todos os sectores da economia brasileira e a possibilidade de, através do Brasil, poderem também alcançar os países do Mercosul.
 
Minha presença e a do Presidente Lula no acto de encerramento deste Fórum empresarial traduz o nosso alto compromisso em impulsionar o investimento e o comércio entre os dois países.
 
Caros Empresários, Ilustres Convidados,
Minhas Senhoras, Meus Senhores,
 
Gostaria de expressar os meus agradecimentos a todos os envolvidos na organização deste evento, bem como aos palestrantes, pelas contribuições valiosas que garantiram o sucesso deste evento.

Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *