Mundial’2022: Equador baptiza Qatar com derrota caseira

Desporto

O Equador venceu o jogo inaugural da edição’ 2022 do Mundial, ao bater o anfitrião Qatar, por 2-0, em encontro do Grupo A, disputado no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Um facto histórico: pela primeira vez na história, o país organizador perdeu no jogo de abertura.

O avançado Enner Valencia marcou, aos 16 minutos, de grande penalidade, e aos 31, os dois tentos que derrotaram o Qatar, que entra para a história como o primeiro anfitrião a perder o jogo de estreia na prova.

A estreia do anfitrião não foi a mais feliz. Pelo contrário, a selecção da casa foi dominada pelo Equador, que garantiu o triunfo por 2-0, graças a um “bis” do capitão Enner Valencia. O avançado do Fenerbahçe viu ainda um outro golo anulado pelo VAR logo a abrir o jogo. Quanto aos qataris, ainda tiveram um par de boas oportunidades para reduzir, mas a pontaria esteve completamente desajustada: não fizeram qualquer remate enquadrado com a baliza equatoriana.

Valencia marca o primeiro da prova

O equatoriano Enner Valencia marcou, ontem, o primeiro golo do Mundial’2022, no jogo inaugural da competição. O avançado do Fenerbahçe facturou aos 16 minutos, de grande penalidade, apontando o golo número 2.549 da história dos Mundiais, naquele que é o 901º  jogo.

Em 18 jogos de abertura, que não se realizaram em 1930, 1934, 1954 e 1962, com vários encontros a arrancarem ao mesmo tempo, é a 14ª vez que acontecem golos, o que só não sucedeu consecutivamente em 1966, 1970, 1974 e 1978.

Senegal e Holanda encerram jornada

O segundo encontro da jornada inaugural do Grupo A realiza-se, hoje, às 16h00,  entre  Senegal e os Países Baixos (Holanda), vice-campeões em 1974, 1978 e 2010, com início às 16h00.

Um duelo em que a selecção europeia assume o favoritismo, mas os africanos, mesmo sem contarem com a sua estrela, Sadio Mané, prometem jogar de igual para igual, em busca dos três pontos. Os pupilos de Aliou Cissé, que jogam quase todos na Europa, não se sentem intimidados e vão enfrentar os neerlandeses “olhos nos olhos”. Para já, ambos os contendores ambicionam triunfar e seguir as peugadas do Equador. Um bom jogo em perspectiva, ao contrário do de ontem, onde o campo parecia estar inclinado para o lado dos anfitriões. Senegal é o primeiro representante africano a entrar em acção neste Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *