Político georgiano dá um soco no rosto de oponente em briga por lei de ‘agente estrangeiro’

Mundo

Os legisladores georgianos entraram em conflito no parlamento na segunda-feira, enquanto os legisladores do partido no poder pareciam prontos para avançar com um polêmico projeto de lei sobre “agentes estrangeiros” que foi criticado pelos países ocidentais e gerou protestos em casa.

Imagens transmitidas pela televisão georgiana mostraram Mamuka Mdinaradze, líder da facção parlamentar do partido governista Georgian Dream e uma força motriz por trás do projeto de lei, sendo esmurrada no rosto pelo parlamentar da oposição Aleko Elisashvili enquanto falava na caixa de despacho.

O incidente provocou uma briga mais ampla entre vários legisladores, uma ocorrência ocasional no frequentemente barulhento parlamento da Geórgia. As imagens mostraram Elisashvili sendo saudado com aplausos por manifestantes do lado de fora do prédio do parlamento.

A Georgian Dream disse no início deste mês que iria reintroduzir legislação exigindo que as organizações que aceitam fundos do exterior se registassem como agentes estrangeiros ou enfrentariam multas, 13 meses depois de protestos a forçarem a arquivar o plano.

O projeto de lei prejudicou as relações com os países europeus e os Estados Unidos, que disseram se opor à sua aprovação. A União Europeia, que deu à Geórgia o estatuto de candidata em Dezembro, disse que a medida é incompatível com os valores do bloco.

A Georgian Dream afirma querer que o país se junte à UE e à NATO, apesar de ter aprofundado os laços com a Rússia e enfrentado acusações de autoritarismo a nível interno. Afirma que o projeto de lei é necessário para combater o que chama de “valores pseudoliberais” impostos por estrangeiros e para promover a transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *