Weza Paradise: Eddy Tussa anima convívio no “Paraíso”

Cultura

O músico Eddy Tussa será o artista de cartaz, domingo, a partir das 14h00, de um convívio cultural de semba, no Weza Paradize, no qual terá como convidados Patrícia Faria e Robertinho, para completarem o elenco.

Eddy Tussa tem um reportório onde as releituras de temas do passado como “Kikola”, “Margarida”, “Nguifangani”, “Ngongo”, “Pequenina”, “Wanga”, “Soba”, “Ambula Ngui Zeka”, “Muimbu Uami” e “Jinvunda” prendem as assistências. 

Patrícia Faria e Robertinho são artistas reconhecidos pelo compromisso que têm com o semba e outros ritmos angolanos e em interpretações em kimbundu. 

Conceição Bartolomeu António, ou simplesmente Eddy Tussa, surgiu no panorama musical angolano como integrante do grupo Warrant B, ao lado de Kenny Bus, Meyv e Papetchulo. Com o grupo gravou três obras discográficas: “Batalha”, em 1999, “Perfil Adequado”, em 2003, e “Preço da fama”, em 2007.

Em 2009, parte para uma carreira a solo, mudando radicalmente o estilo musical do rap para o semba, com “Izenu Mu Tale”, “Grandes Mundos”, “Kassembele”, discos onde encontramos: “Vou Ficar Fininho”, “Muimbu Uami”, “Retrato” e “Amor Mwangolê”.

Patrícia Faria, mulher de múltiplas profissões, a “Ninja” explorará temas dos álbuns “De Kaxexe”, “Baza Baza” e “Eme Kya”, onde constam canções como: “Caroço Quente”, “Kibela”, “Zanga Kalunga”, “Eme Kia”, “Papa Wa Jimbidila” e “Cama e mesa” (Pacheco), e muitas mais.  Robertinho é muito apreciado em sucessos como: “Kakinhento”, “Kamaxinde”, “Massoxi”, “Sanguito”, “Joana”, “Desespero” e “Sessá”. Robertinho integrou as seguintes formações: Ébanos, Agrupamento Aliança  FAPLA-Povo, Conjunto Diamantes Negros e Semba Tropical.

Gerido por Gaspar Neto, o Weza Paradise, um espaço de referência da promoção e divulgação da música angolana, regressou a normalidade das actividades com as presenças de Euclides da Lomba, Nikila de Sousa e Banda Maravilha, no dia 17 de Setembro. Antes do interregno forçada pela Covid-19, as homenagens aos principais artistas e grupos nacionais tornou o Weza Paradise numa paragem obrigatória para os entusiastas da música angolana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *